Aeroporto de Florianópolis se consolida como como porta de entrada de cargas em SC

  • Foto: Júlio Cavalheiro / Floripa Airport -

Operação da Avianca Cargo amplia capacidade do terminal e agiliza exportações catarinenses para América do Norte e Europa

O Floripa Airport Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis, fortalece sua posição como hub logístico do Sul do Brasil com o início de uma terceira rota cargueira que conecta Miami à capital catarinense. Operada pela Avianca Cargo, a nova rota, com frequência semanal às quintas-feiras, representa um marco significativo no desenvolvimento do setor logístico na região.

Com a adição da nova operação, o Floripa Airport Cargo amplia sua capacidade anual em 3.640 toneladas, totalizando quase 10 mil toneladas por ano na rota Estados Unidos. Isso representa um aumento expressivo de 66% na capacidade de movimentação de cargas, somando-se às atuais 5.400 toneladas movimentadas pela LATAM Cargo.

A partir de fevereiro de 2024, a nova rota não apenas atenderá à demanda de importação, mas também facilitará as exportações. Esta iniciativa proporcionará um benefício significativo para os produtos catarinenses, eliminando a necessidade de transporte terrestre até São Paulo antes de seguir para América do Norte e Europa.

O Airbus A330, aeronave utilizada nessa rota, possui uma capacidade de carga de 70 toneladas, priorizando a importação de produtos eletrônicos. A aeronave junta-se aos dois voos cargueiros semanais já operados pela LATAM Cargo, que também conectam Miami a Florianópolis. Dentre os principais produtos importados destacam-se eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, expressa otimismo com a notícia, destacando o compromisso do governo estadual em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento logístico em Santa Catarina.

"O mercado logístico cresce de maneira acelerada em Florianópolis, e estamos atentos às oportunidades que ele oferece para ampliar nossos negócios e também contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. A chegada da terceira frequência cargueira internacional é mais um passo importante neste cenário", afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Os números evidenciam a crescente demanda no setor de cargas na região sul: de janeiro a outubro deste ano, o Floripa Airport Cargo registrou um aumento de 26% na movimentação de cargas de importação em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para atender a essa demanda em expansão, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis está passando por uma significativa ampliação. O projeto, com investimento de cerca de R$ 7 milhões da Zurich Airport Brasil, triplicará a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense, promovendo ainda mais eficiência e agilidade nas operações logísticas da região.

Conselho de Segurança da ONU pede pausa humanitária por ajuda em Gaza Anterior

Conselho de Segurança da ONU pede pausa humanitária por ajuda em Gaza

Celesc e Governo do Estado inauguram nova subestação em Joinville Próximo

Celesc e Governo do Estado inauguram nova subestação em Joinville

Deixe seu comentário