Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Aeroporto de Florianópolis se consolida como como porta de entrada de cargas em SC
-
Foto: Júlio Cavalheiro / Floripa Airport -
Operação da Avianca Cargo amplia capacidade do terminal e agiliza exportações catarinenses para América do Norte e Europa
O Floripa Airport Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis, fortalece sua posição como hub logístico do Sul do Brasil com o início de uma terceira rota cargueira que conecta Miami à capital catarinense. Operada pela Avianca Cargo, a nova rota, com frequência semanal às quintas-feiras, representa um marco significativo no desenvolvimento do setor logístico na região.
Com a adição da nova operação, o Floripa Airport Cargo amplia sua capacidade anual em 3.640 toneladas, totalizando quase 10 mil toneladas por ano na rota Estados Unidos. Isso representa um aumento expressivo de 66% na capacidade de movimentação de cargas, somando-se às atuais 5.400 toneladas movimentadas pela LATAM Cargo.
A partir de fevereiro de 2024, a nova rota não apenas atenderá à demanda de importação, mas também facilitará as exportações. Esta iniciativa proporcionará um benefício significativo para os produtos catarinenses, eliminando a necessidade de transporte terrestre até São Paulo antes de seguir para América do Norte e Europa.
O Airbus A330, aeronave utilizada nessa rota, possui uma capacidade de carga de 70 toneladas, priorizando a importação de produtos eletrônicos. A aeronave junta-se aos dois voos cargueiros semanais já operados pela LATAM Cargo, que também conectam Miami a Florianópolis. Dentre os principais produtos importados destacam-se eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, expressa otimismo com a notícia, destacando o compromisso do governo estadual em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento logístico em Santa Catarina.
"O mercado logístico cresce de maneira acelerada em Florianópolis, e estamos atentos às oportunidades que ele oferece para ampliar nossos negócios e também contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. A chegada da terceira frequência cargueira internacional é mais um passo importante neste cenário", afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Os números evidenciam a crescente demanda no setor de cargas na região sul: de janeiro a outubro deste ano, o Floripa Airport Cargo registrou um aumento de 26% na movimentação de cargas de importação em comparação ao mesmo período do ano passado.
Para atender a essa demanda em expansão, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis está passando por uma significativa ampliação. O projeto, com investimento de cerca de R$ 7 milhões da Zurich Airport Brasil, triplicará a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense, promovendo ainda mais eficiência e agilidade nas operações logísticas da região.

Deixe seu comentário